"Ponto de vista": Perguntas a candidatos a euro-deputados.


A 3 meses das eleições parece oportuna a recolha de algumas dúvidas que tenho visto expressas em meios de informação pública versando questões relacionadas com a União Europeia e com as suas políticas, e para as quais não tem havido adequada clarificação ou são contraditórias as opiniões apresentadas, pelo que seria desejável que os candidatos a deputados ao Parlamento Europeu se pronunciassem sobre tais assuntos e sobre as suas intenções de intervenção parlamentar a eles respeitantes.

Eis assim um primeiro conjunto de dúvidas e perguntas, que como é natural incidem mais sobre questões respeitantes a Portugal, em particular sobre o problema do investimento :

- É comum ouvir dizer-se que o que Portugal precisa agora é de investimento, em particular nas pequenas e médias empresas enquanto principais fomentadoras de empregos. Diz-se que existe um Banco Europeu de Investimento, cujos objectivos estão precisamente orientados para o apoio a tal tipo de empresas, e que deve exercer a sua acção em colaboração com a Banca.

Porque é que então não são bem divulgados os investimentos feitos?

Porque é que as Instituições apropriadas da União não dotam aquele Banco dos capitais necessários para que, por exemplo em Portugal, possa haver créditos adequados face às notórias insuficiências dos bancos sediados em Portugal ?

Diz-se que uma das razões para que não haja concessão de crédito por estes bancos será a inexistência de projectos de investimento, ou a sua fraca qualidade; nesse caso, qual a razão pela qual não é fomentada a criação de empresas que se dediquem ao apoio na elaboração de tais projectos?

É possível que a Administração do Banco Europeu de Investimento receba directivas (e de quem?) para dar preferência a empresas exportadoras em matéria de concessão de crédito ?

Crê existirem obstáculos por parte dos bancos com administrações portuguesas relativamente a uma maior presença em Portugal do Banco Europeu de Investimento, apesar de este ter que exercer a sua acção em parceria com os referidos bancos? E se sim, como os superar ?

Pensa que poderão existir reticências por parte do Banco Central Europeu face a uma  maior intervenção daquele Banco ?

Como pensa intervir no Parlamento e em outras instâncias a propósito destes assuntos ?

23.Fevereiro.2014.