Artigos publicados na Imprensa.

Transcrevem-se diversos artigos publicados na imprensa pelo autor destas páginas, e que incidiram nomeadamente sobre assuntos políticos em Portugal, desde a organização do poder político até aos processos eleitorais, bem como sobre política internacional e de defesa.
(Poderão ser consultados também diversos "Pontos de vista semanais" a propósito destes temas)

Arquivos sectoriais de artigos:

1. Sobre processos eleitorais e reorganização do poder político:

"O Censo 2001 e o recenseamento eleitoral".  ("PÚblico, 2001).

Um novo recenseamento eleitoral ?  (in "Expresso", 3.Março.2007): na sequência do referendo de 11.Fev.2007 advoga-se a necessidade de um novo recenseamento eleitoral.

-  "Por uma reforma do sistema político" (um extracto deste artigo foi transcrito no Jornal "Público", em 2001): propõe-se a atribuição de mais poderes aos orgãos de primeira representação local (a nível de freguesias).

Um milhão de "eleitores-fantasma" ? - (in "Expresso", 1998) - em vésperas do referendo sobre a regionalização, mostra-se que a desactualização do recenseamento anularia a validade do referendo.



2. Questões de política internacional:

3. Em matéria de política de defesa

4. A propósito da influência das forças armadas no poder político
.

Alguns "erros" do 25 de Abril.   ("O Jornal", 1976).  


- Uma análise da evolução do foro naval português:

  Em artigo publicado em 1973 em "Anais do Clube Militar Naval", bem como na "Revista da Ordem dos Advogados" por solicitação do respectivo Bastonário, analisam-se as relações entre os militares e o poder político desde o foral de Guimarães, em 1095, para se concluir de modo algo premonitório qu
e entre outras atribuições os tribunais militares deveriam conhecer apenas dos "crimes essencialmente militares". Este artigo foi citado em Acórdão do Tribunal Constitucional.



(Apenas "Pontos de vista" publicados nestas net-páginas).



------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 2010 0101