"Ponto de vista". Não esquecer !


  Não esquecer !

Não esquecer, por exemplo, o que poderia ter sido feito para evitar ou reduzir o enorme número de mortos e o catastrófico cenário provocados pelos incêndios que assolaram Portugal continental, nomeadamente no corrente ano.

Basta recordar, também a título de exemplo, que há cerca de 13 anos foi encomendado ao Instituto Superior de Agronomia um plano de defesa da floresta contra incêndios, que foi apresentado em 2005 à então Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais, tendo sido colocado à discussão pública em 3 de Março de 2006 - não se afastando as suas conclusões das que a agora celebrada Comissão Técnica Independente apresentou há dias, e que aparentemente constituem o cerne das intenções de acção governamental nesta matéria.

Mais de 10 anos decorreram entre a apresentação de conclusões similares...

Para que acções importantes na esfera de decisões públicas não caiam no esquecimento seria vantajoso, diria mesmo essencial, que existisse um meio de informação pública independente que mantivesse um arquivo apropriado que salientasse as que aguardassem concretização, bem como as que estabelecessem prazos para a respectiva execução.

Tal como já referi nestas páginas, tal arquivo poderia ser publicado mensalmente como anexo ao Diário da República, de modo a poder ser impresso e colocado à disposição para consulta nas sedes das Juntas de freguesia de modo a poder ser lido por que quem não dispusesse de acesso à versão electrónica respectiva.

E de quem poderia ser a autoria das actualizações ?

Porque não a Procuradora-Geral da República ?

Obviamente que, tal como acontece com questões relatadas no blogue "Má despesa pública", o tratamento jornalístico dos atrasos constatados não deixaria de ocorrer.

Porém, numa base de equidade...

22.Outubro.2017.