"Ponto de vista" - O afagável ego de D.Trump.


    O afagável ego de D.Trump.

Emmanuel Macron, pelos vistos bom conhecedor de quão importantes são os formalismos das representações associados ao exercício do poder político, tem vindo a fazer ressuscitar todo um conjunto de cerimoniais tendentes a aumentar a reverência pública pelas funções presidenciais que exerce.

Aliás tal como V.Putin, que logo começou a cultivar a apetência pelas tradições de ritos imperiais dos Romanov, e que por tal facto terá ficado sensibilizado pela faustosa recepção com que foi brindado em Versailles no final de Maio precisamente por E.Macron.

Que acaba agora de deslumbrar o "business man", que D.Trump não consegue deixar de ser, com as impressionantes comemorações do 14 de Julho, em que apesar de arrostar com riscos de críticas internas habilmente enleou D.Trump com um "Thank you, dear Donald" que ao mesmo tempo o catapultou para um papel de regresso da França a um papel activo nas relações internacionais, que o pobre F.Hollande nunca conseguiu assumir apesar de várias e quase desesperadas tentativas em tal sentido.

E levando o fascinado D.Trump a admitir a hipótese de rever a posição dos EUA relativa ao não cumprimento dos acordos de Paris em matéria climática, assim demonstrando a inconsistência das suas políticas, nomeadamente no âmbito das relações internacionais, na sequência de um tratamento "imperial" - como já tinha sucedido na visita das mil e uma noites aos sauditas - e de lhe ser sussurrado algo do género "Donald, you are a great, great, President. You will for sure be remembered as one of the best the US ever had".

Coitado do D.Trwiter, que não compreende que o GOP se serviu dele para proporcionar ao Partido a possibilidade de executar políticas que servirão muito mais os interesses imediatos dos mais ricos e poderosos, mas que não hesitará em lhe retirar o apoio assim que verificar que o insucesso de muitas políticas implicará a perda eleitoral da maioria - como já começa a ressaltar de recentes sondagens ...

16.Julho.2017