"Ponto de vista": S.Hawking e a sobrevivência do Homem.


     S.Hawking e a sobrevivência do Homem.

Tal como já escrevi anteriormente nestas páginas, e por mais que uma vez, considero que Stephen Hawking é, além de notável cientista e exemplar personalidade, uma das pessoas (talvez não muitas) que se preocupam com a sobrevivência da Humanidade enquanto habitante de um planeta em que os riscos de catástrofes globais venham a ter uma acrescida probabilidade de ocorrência susceptível de conduzir à aniquilação do Homo sapiens sapiens.


Tal como os órgãos noticiosos de maior relevância mundial referiram ontem, S.Hawking sustenta que temos apenas um século para descobrirmos um planeta onde a espécie humana actual possa sobreviver, pois crescem as ameaças que sobre ela pendem, entre as quais cita as alterações climáticas, a possibilidade da queda de um asteróide no planeta, epidemias, e o crescimento populacional.

Às quais se podem acrescentar a proliferação de um novo vírus, a eclosão de erupções vulcânicas emissoras de enormes quantidades de cinza, e o sempre possível conflito nuclear, todas elas - bem como as inicialmente citadas - susceptíveis de dar origem a um mundo em que os possíveis raros sobreviventes não conseguiriam reconstruir a espécie.

Quer na visão de Elon Musk, quer na da própria NASA, há condições para dentro de poucos anos se poderem estabelecer as primeiras colónias em Marte, concretizando-se assim um primeiro passo para o que se poderia considerar uma emergência imediata.

No entanto, não se pode nem se deve apostar tudo num único modelo alternativo de sobrevivência, pelo que cabe às comunidades científicas internacionais estudar outras hipóteses.

E sabe-se quem tem o dever de suscitar o estudo destes desafios, bem como promovendo o necessário esforço financeiro internacional para que tal possa ter sucesso.

Trata-se de alguém que, aparente e confortavelmente instalado - tal como outros portugueses - em relevante organização internacional, não teve ainda oportunidade de demonstrar - tal como outros portugueses - as capacidades que por certo contribuíram para que fosse alcandorado para funções de topo na Organização que, na sua essência, foi concebida para assegurar a cooperação internacional.

A Organização das Nações Unidas.

21.Maio.2017.