"Ponto de vista": O "trumpismo" - sucesso e herança

O "trumpismo" - sucesso e herança

O sucesso obtido por D.Trump na escolha para a sua designação como candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, bem como os elevados valores que diversas sondagens eleitorais lhe chegaram a atribuir, devem constituir motivo bastante de preocupação para todos quantos se interessam pela democracia enquanto regime símbolo de uma sã convivência.

O facto de o Partido Democrático apresentar uma candidata cuja credibilidade e perfil poderiam ser melhores não basta para explicar o relativamente elevado sucesso que D.Trump chegou a obter, pelo que a possível hipótese reside no insucesso da grande maioria das políticas adoptadas por B.Obama e sua Administração, que conduziram ao aprofundamento da clivagem já existente no eleitorado, impulsionada e simbolizada pelo aumento, no seu espectro mais à direita, da influência do movimento "Tea party".

Assim, o que pode constituir motivo de preocupação nào será tanto o sucesso até agora obtido por D.Trump mas antes as razões que estiveram na sua origem, e que levaram a que tantos americanos esquecessem que são, e têm sido, um povo de imigrantes.

E tudo isto. apesar dos sucessos - se bem que algo mitigados - nos serviços de saúde e no controle do sistema financeiro.

Pena que uma pessoa que à partida tinha possibilidades únicas para desempenhar um papel histórico tenha deixado uma herança pesada demais para quem lhe suceder.

21.Agosto.2016