"Ponto de vista" : B.Obama - fracassos e sucessos.


    B.Obama - fracassos e sucessos.

Está praticamente terminado o mandato presidencial de B.Obama, em simbólico discurso de apoio à candidatura de H.Clinton para as eleições que ocorrerão dentro de três meses.

É assim oportuna uma curta reflexão sobre alguns dos aspectos que de mais marcante resultaram de oito anos da sua presidência, e que de modo sintético a seguir se explana.

A superação - bem conseguida nos EUA - da crise financeira que se desencadeou no início do primeiro mandato não foi acompanhada dos esforços que teriam sido essenciais para reduzir o impacto por ela causado no sistema financeiro mundial.

O presente envenenado da outorga do Prémio Nobel da Paz (a alguém que ainda não tinha completado um ano como Presidente) e que se tinha apenas notabilizado naquele âmbito pelo discurso proferido meses antes na Universidade Al-Azhar) contribuiu - tal como o citado discurso - para as indefinições e ambiguidades que caracterizaram as relações dos EUA com os povos muçulmanos.

Prova de tal foram as operações no Afeganistão e Paquistão, bem como a condução das intervenções (ou a ausência delas) na Líbia, Iraque e Síria.

A rejeição da proposta de participação russa no sistema anti-mísseis concebido contra ataques provindos do Médio-Oriente provocou uma reacção da Rússia cujos efeitos foram sentidos posteriormente na Ucrânia, na Síria, e no Báltico.

Nos EUA, o ACA ("Obamacare") foi algo de muito positivo, se bem que a sua concretização tenha sido mal conduzida - tal como o foi a negociação com o Congresso relativamente ao encerramento da prisão de Guantánamo, que era uma das principais promessas de B.Obama.

E deixa um país profundamente dividido, tanto na questão da posse individual de armas, como em tantas outras como o comprova a popularidade de muitas propostas de D.Trump.

Pena, que alguém com tantas capacidades e numa posição única para congregar os cidadãos do seu país, e porque não, a maioria das nações, não o tenha conseguido.

Tivesse tido algum êxito na perspectiva mundial, teria assim justificado o prémio Nobel da Paz.

Pena.

31.Julho.2016