"Ponto de vista": Morrer em AuchDorf.

Morrer em AuchDorf.

AuchDorf ? Existe ?

Existe, mas apenas na combinação de palavras entre Auchwitz e Parndorf.

Parndorf ? Porquê associá-la ao campo de extermínio de Auchwitz, onde tantas pessoas foram assassinadas, privadas de oxigénio em salas hermeticamente fechadas ?

Porque foi perto de Parndorf, a escassos 300 quilómetros a sul de Auchwitz, que 70 refugiados encontraram a morte, privados de oxigénio dentro de um camião hermeticamente fechado, em longa agonia cujos horríveis contornos são igualmente indescritíveis.

Daí a palavra "AuchDorf".

Palavra que nos deve fazer reflectir sobre a complexidade da situação que tem levado tantas pessoas a recorrer a exploradores do sofrimento alheio para procurar refúgio noutros locais arrostando com dificuldades que as colocam em perigo de vida análogo ao que defrontrariam se tivessem ficado nos seus países de origem.

Não é fácil opinar sobre soluções para um problema que abrange milhões de refugiados, nomeadamente na Turquia, Jordânia, Líbano, Egipto, Tunísia e outros países do Médio-Oriente e Norte de África, bem como centenas de milhares que mais recentemente têm procurado abrigo na União Europeia,

No entanto, poderemos e deveremos reflectir sobre hipóteses que se podem colocar em futuros mais próximos ou mais afastados, não só desde a eclosão de novos conflitos militares generalizados mas também e por exemplo a perspectivas de uma prolongada emissão de cinzas vulcânicas na sequência de inesperadas erupções ou as de um aquecimento global que torne a vida impossível no norte de África.

E a resposta deve ser colectiva e solidária, tal como o deve ser também na presente situação a da União Europeia, construída sob idênticos propósitos, e cujos dirigentes devem ter em conta as diferenças de capacidade de ajuda de cada um dos seus Estados-membros - alguns com problemas que levaram a migrações que a União deve procurar suster e corrigir através de novas políticas de natureza financeira.

Porém, procurando soluções que por um lado permitam a diminuição das condições de instabilidade nos locais de onde as pessoas se têm visto forçadas a emigrar; e por outro que pressionem adequadamente Estados que nomeadamente no Médio Oriente têm possibilidades de aumentar o seu apoio.

As agonias que precederam os afogamentos no Mediterrâneo e as sofridas em "AuchDorf" devem assim e pelo menos constituir para todos nós um motivo para profunda reflexão e tomada de apropriadas atitudes.

30.Agosto.2015.

____________________________________________